Guia de Bairros: Setor Oeste
História do Bairro
O Setor Oeste é um dos bairros mais tradicionais e charmosos de Goiânia. Foi construído para ligar o centro ao antigo município de Campinas e rapidamente se consolidou, superando em importância o centro. Se destaca por concentrar diversos hotéis e bancos da capital goiana. Além disso, ele é repleto de estabelecimentos 24 horas, restaurantes, academias, hospitais, feirinhas ao ar livre, escolas e outros.
Está situado entre dois parques, o Bosque dos Buritis e Lago das Rosas, proporcionando para os moradores ar puro e muita área verde, com praças para lazer, descanso e esportes ao ar livre.
Ele está localizado na Região Sul, uma das mais valorizadas da cidade. Na região, é possível encontrar diversos empreendimentos de alto-padrão.
Educação
No Setor Oeste é possível encontrar escolas públicas e particulares que vão desde o maternal até o Ensino Médio, como o Ateneu Salesiano Dom Bosco, Externato São José, Centro Educacional Casinha Feliz, Colégio da Polícia Militar de Goiás – Polivalente Modelo Vasco dos Reis, entre outras.
No bairro também estão localizadas instituições de ensino superior como o Instituto de Excelência em Educação e Saúde – IEES, Faculdade da Polícia Militar, Instituto Monte Pascoal e outros.
Lazer
O Setor Oeste oferece opções de lazer para todos os gostos. O bairro abriga duas das mais famosas feiras da cidade: a Feira da Lua, na Praça Tamandaré, e a Feira do Sol, na Praça do Sol. A primeira, em 2023, completará 30 anos e acontece todos os sábados, das 16h às 22h. Atualmente, é a segunda maior da cidade, atrás apenas da Feira Hippie. Os visitantes podem adquirir itens de vestuário, alimentação e decoração. Já aos domingos, das 15h às 21h, os moradores podem desfrutar da Feira do Sol. O local foi revitalizado para receber as barracas e o público da feira, que mistura artesanato, moda e gastronomia. Ainda na Praça do Sol, está localizado o famoso letreiro “Eu Amo Goiânia”, que se tornou um dos principais pontos turísticos e cartão postal da capital goiana.
Para quem curte atividades ao ar livre, o Bosque dos Buritis é uma ótima opção. O parque possui trilhas de caminhar ao redor de cachoeiras e lagos artificiais. Além disso, por lá também estão localizados o Museu de Arte de Goiânia e o Monumento à Paz Mundial. Outra alternativa é o parque Lago das Rosas, que abriga o Parque Zoológico de Goiânia, além de playgrounds e um lago com pedalinhos em formato de cisne.
Gastronomia
No bairro é possível encontrar diversas opções de restaurantes e bares. O Setor Oeste abriga a tradicional Churrascaria do Walmor, na Rua 3, que foi fundada em 1967 e é famosa pelo seu buffet completo e rodízio de carnes. Para quem busca a típica comida goiana, o Restaurante Chão Nativo, na Avenida República do Líbano, é uma ótima opção. Dentro do cardápio estão pratos como frango caipira, angu, pequi, pamonha, carne de lata, empadão goiano, guariroba entre vários outros.
A gastronomia internacional também está presente no bairro. Para os amantes da culinária japonesa, o Izu Japanese Food, Tai Oriental e Matsuri são algumas dicas. Já o restaurante El Argentino é uma viagem direta para a Argentina. O local é uma das referências de Goiânia quando o assunto é churrasco no estilo portenho.
A Cervejaria Mangueiras, Celcin e Cia, JP Steakhouse, Pitigliano Pizzaria, Richesse Confeitaria e a Amaretto Gelateria são outras opções para os moradores.
Saúde
O Hospital Estadual da Mulher - HEMU, referência em obstetrícia, ginecologia e neonatologia; Hospital Estadual Alberto Rassi e o Hospital do Coração de Goiás são alguns dos centros clínicos localizados no Setor Oeste. Além disso, os moradores também têm acesso a diversas clínicas e laboratórios.
Serviços
- Hospitais
- Farmácias
- Clínicas e laboratórios
- Padarias
- Defensoria Pública do Estado de Goiás- Unidade Oeste
- Loterias
- Bancos
- Mercados
- Feiras livres
- Academias
- Restaurantes
- Escolas
Transporte e Localização
O Setor Oeste está localizado entre dois parques – o Bosque dos Buritis e o Lago das Rosas. As avenidas Assis Chateaubriand, Anhanguera e República do Líbano passam pelo bairro e o conectam com o centro da cidade e com os bairros vizinhos, como o Setor Marista, Aeroporto e Central.
A mobilidade no Setor Oeste é facilitada para deslocamentos de carro e ônibus. O bairro é atendido por 20 linhas de ônibus, divididas em serviço convencional e City Bus.
O que fazer?
- Feira do Lua e do Sol
- Zoológico de Goiânia
- Letreiro "Eu Amo Goiânia" – Praça do Sol
- Bosque dos Buritis
- Lagoa das Rosas
- Restaurantes e bares
Você sabia?
O Setor Oeste é um dos principais bairros da capital goiana, concentrando grande parte dos serviços da cidade. Atualmente, ele se destaca por abrigar a maior quantidade de hotéis e bancos da região.