Mulheres se destacam na construção civil e já são maioria na Terral
Com mais da metade de suas equipes compostas por mulheres, a incorporadora ainda tem cerca de 80% de suas obras chefiadas por engenheiras
MULHERES SE DESTACAM NA CONSTRUÇÃO CIVIL E JÁ SÃO MAIORIA NA TERRAL
Mulheres se destacam na construção civil e já são maioria na Terral
Com mais da metade de suas equipes compostas por mulheres, a incorporadora ainda tem cerca de 80% de suas obras chefiadas por engenheiras
Vivemos em uma sociedade que está longe de alcançar a igualdade de gênero, contudo, as conquistas profissionais das mulheres vêm crescendo ao longo dos anos e parecem se manter prósperas no futuro, conforme indicam estudos. Ainda em 2020, segundo dados do Painel da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho, a participação das mulheres, trabalhando com carteira assinada no segmento da construção civil, por exemplo, teve um aumento de 5,5%, no comparativo com o ano anterior. Desde então, nesse cenário, diversas empresas do ramo já despontam por apresentar a maioria de suas equipes compostas por colaboradoras, como é o caso da Terral Incorporadora, que já tem mais de 50% da empresa formada por mulheres. E, no Dia Internacional das Mulheres, não haveria data mais emblemática para prestar uma homenagem ao time.
Este crescimento se torna ainda mais louvável se considerado o cenário de crise provocado pela pandemia de Covid-19, que afetou ainda mais acentuadamente as mulheres em diversos quesitos, entre eles o desemprego. De acordo com um estudo publicado pela revista científica "The Lancet”, neste mês, a partir de dados de 193 países, apurados entre março de 2020 e setembro de 2021, as mulheres tiveram taxas mais altas em todas as regiões no quesito perda de emprego, com um total de 26%, enquanto os homens ficaram com 20%.
Comprometida a fazer a diferença, como se propõe em todos as suas frentes de atuação, a Terral faz parte da mudança e se destaca pelo seu time feminino. A incorporadora tem 62% do quadro total de colaboradores composto por mulheres, sendo que elas também somam 60% do time de líderes. Já nas obras, o número é ainda mais expressivo, com 80% do quadro de engenheiras à frente dos canteiros de obras da empresa. “Nós não impusemos uma política de diversidade, esses números são resultados de um processo natural pautado inteiramente pela qualificação. Somos uma empresa que contrata e promove por competência e entrega de resultados, logo não há preconceito sobre o gênero”, afirma Cíntia Ferreira, coordenadora de Gente e Cultura da Terral.
“Já dizia a letra do Erasmo Carlos: ‘dizem que mulher é o sexo frágil, mas que mentira absurda…’. A crescente pela igualdade no mercado de trabalho é basicamente uma recompensa por toda luta de nós mulheres por este reconhecimento. Dizem que somos o sexo frágil, mas na verdade por trás de toda sensibilidade existem mulheres fortes e capazes de conciliar vida pessoal, responsabilidades de casa e família com as entregas do trabalho. Trabalho há cinco anos na Terral e vejo o quanto nós mulheres somos valorizadas e reconhecidas dentro do grupo. Aqui temos espaço e voz para criar, opinar e arriscar junto, a Terral respeita isso e se repararem a maioria dos cargos de liderança na incorporadora são ocupados por mulheres, à frente de todas as obras da incorporadora está uma mulher e me sinto muito orgulhosa por isso”, afirma a supervisora de pré-vendas, Thamiris Cardoso.
E as perspectivas para o futuro parecem e devem ser promissoras. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, no último ano, quis avaliar a taxa de apostas em lideranças femininas em 28 países. Desse total de nações participantes, em 18 o percentual que acredita em lideranças femininas para garantir mais paz e sucesso ao mundo foi maior ou igual a 50%. O Brasil, com 72%, garantiu a primeira colocação, já Peru e Colômbia, ambos com 70%, ficaram na segunda posição e a Turquia, com 67%, ficou em terceiro lugar no ranking. “Desde os cargos de liderança até a execução, planejamento e auxílio de tarefas, em qualquer que seja a área de atuação, é preciso que existam oportunidades para que mulheres possam mostrar a sua capacidade. Tudo tem início na oportunidade e, assim, cria-se um movimento de estímulo e valorização”, concordam.
Curiosidades:
1 - 62% do escopo da empresa é composto por mulheres
2 - 60% dos cargos de liderança são compostos por mulheres
3 - 80% do quadro de engenheiros de obra é composto por mulheres