Série na ponta do lápis - episódio 2

Episódio 2: Planilhas financeiras.

14/01/2021min de leitura

Em nosso sistema de ensino não há uma disciplina destinada à educação financeira. Para os especialistas, esse pode ser apontado como um grande fator para o alto índice de inadimplência dos brasileiros. Por isso, somente através de planejamento é possível estruturar sua capacidade para adquirir um imóvel ou um carro, por exemplo.

Para a educadora financeira Maíra Fernandes, o primeiro passo para ter uma vida financeira às claras é fazer um balanço de como foram seus gastos pelo menos do último ano. “Antes da gente controlar as finanças, é importante ter uma planilha de orçamento em que sejam registrados todos os gastos de, pelo menos um ano, dividido mês a mês para que você comece a entender seu perfil de consumo”, orienta.

O próximo passo, segundo a especialista, é, de fato, fazer a própria planilha. Apesar de existirem várias disponíveis na internet, cada planejamento é único, uma vez que são rendas e gastos diferentes. Tudo bem neste primeiro momento você ter uma base e, depois ir complementando com suas informações. O ideal é: COMEÇAR! “Não importa a maneira como você vai se organizar. Pode ser em planilha, pode ser em aplicativo, pode ser no seu caderno. Mais importante do que o meio como você vai fazer é, de fato, fazer”, alerta.

O que preciso ter na minha planilha?
Na sua planilha você deverá ter abas fixas, como renda principal, renda extra, gastos comprometidos e gastos discricionários, e investimentos. O que vai diferenciar a sua planilha e a de outra pessoa são os tipos de rendas e de gastos.

É preciso saber que:

- A renda principal é aquela que você recebe mensalmente;

- A renda extra é aquilo que entra de extra no seu mês, que pode acontecer em um mês e não em outros;

- A aba de investimentos é o que você precisa poupar por mês, seja para ter uma reserva de emergência ou para investir.

- As despesas comprometidas são aqueles “boletos” mensais, que são necessários para nosso sustento: energia, telefone, água, aluguel (ou financiamento), transporte, saúde, escola, etc...E nesta aba você também deve colocar: NETFLIX, AMAZON, SPOTIFY, ou seja, aqueles gastos que já são incluídos no seu cartão de crédito e você acaba se “esquecendo”;

- As despesas discricionárias são aquelas que não são mensais: passeios, lanches (delivery, que aumentou bastante nesse tempo de isolamento social), roupas, presentes, etc.

No próximo capítulo
Depois de saber da sua vida financeira e saber, em detalhes, tudo o que está entrando de renda e saindo de gastos, você vai aprender a como economizar em algumas contas e investir mais dinheiro naquilo que quer conquistar.

Bônus
Para que você comece AGORA a organizar sua vida financeira, nós disponibilizamos aqui um modelo de planilha para você poder se organizar!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao enviar, estou de acordo com as Políticas de Privacidade da empresa